BidVertiser

Grupo CGAMP Produções e Parceiros

GRUPO CGAMP PRODUÇÕES - PORTAL CGAMP PRODUÇÕES CLUBE DE ADORAÇÃO EM SINTONIA COM CRISTO PORTAL MAIS SABORES PORTAL MAIS HISTÓRIA PORTAL 3GP FILMES CLUBE DE ADORAÇÃO EM SINTONIA COM CRISTO FILMES ONLINE SUPORTE EDUCADOR RÁDIO RENASCER FM JESUS, O MEU VIVER TRACKZINE - VISITE NOSSOS SITES E DOS NOSSOS PARCEIROS, É SÓ CLICAR NAS IMAGENS. GRATO, EQUIPE CGAMP PRODUÇÕES E PARCEIROS.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Construindo Relógio de Sol com garrafa PET


Debora FeddersenMaterial necessário 
- 1 garrafa de plástico transparente 
de 600 ml 
- 1 parafuso 
- 1 folha de papel 
- Régua 
- Barbante 
- Fita adesiva 
- Canetinha 
- Tesoura 

Diversão para toda a família: do fazer ao brincar 
Debora Feddersen
 1. O primeiro passo precisa ser feito por um adulto. Faça um furo no meio da tampinha e outro na base da garrafa, com a ponta de uma faca ou, com a ajuda de um alicate, segure um prego e aqueça a ponta dele no fogo, furando o plástico.
Debora Feddersen
2. Passe o barbante pelo furo da base. Se a ponta não passar, enrole-a com a fita adesiva, pois isso facilita. Deixe 10 cm de barbante extra na base da garrafa.
Debora Feddersen
 3. Dê um nó no barbante extra e prenda bem. Se você puxar e o nó passar para dentro da garrafa, puxe-o de volta e dê outro nó, pois o barbante tem de ficar preso na base.
Debora Feddersen
4. Passe a corda pela tampa da garrafa e tampe.
Debora Feddersen
5. Estique bem o barbante e faça outro nó. O barbante de dentro da garrafa precisa estar bem esticado, senão o relógio não vai funcionar.
Debora Feddersen
 6. Corte a tira de papel. Ela deve medir a metade da volta da garrafa. Essa aqui tem 22 cm. A metade são 11 cm. Aí entra a regra de três, para saber a distância entre os pontos da faixa.
Debora Feddersen
7. Marque na tira espaços de 0,9 cm. Ao todo, são 12 espaços. Faça as linhas com canetinha e coloque os números, do 6 ao 17 (que correspondem a das 6h às 18h), da direita para a esquerda - é assim que o sol incide.
Debora Feddersen
8. Coloque a tira com os números voltados para dentro e prenda com a fita adesiva.
Debora Feddersen
9. O relógio está pronto. Para saber o horário, coloque a garrafa na direção norte/sul e a sombra vai mostrar bem a hora certa! Olha só: são 11h45!


Regra de três 
24h - 22 cm 
1h - x cm 
x = 0,9 cm

Relógio de Sol? Durante o dia, não precisa mais usar o relógio no pulso. Basta levar a garrafa na mochila. É isso mesmo! E mais legal ainda é aprender a reutilizar um produto. Quem já conhece os numerais vai adorar fazer esse novo relógio. Mas todos podem brincar com o sol.
Quem ensinou foi o físico Adalberto Anderlini de Oliveira, instrutor da Estação Ciência, da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário