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domingo, 18 de março de 2012

Cursos Livres Univesp TV - História do Brasil - História da Alfabetização

Maria Luiza é professora de história da USP e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo. Também é a criadora e diretora da Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP.
A professora falou sobre a história da alfabetização no Brasil, desde o séc. XVI, até os dias de hoje. Segundo a ela, os portugueses praticamente abriram mão da alfabetização no Brasil no início da colonização, a idéia principal era formar sacerdotes brancos para catequizar os índios. Naquele momento, apenas 0,1% da população estava nos colégios. Ao longo dos séculos, a pedagogia da alfabetização passou por reformas importantes: Surgiu o ensino público, a profissionalização do professor, a entrada das mulheres na escola e novos métodos e ideologias.
O número de alunos na escola cresceu e o analfabetismo diminuiu. Durante a entrevista, a professora lembrou de importantes nomes da educação como John Dewey e Paulo Freire.

Educação Brasileira 51 - Educação Integral / Crianças e Computadores

Educação Brasileira 51 - Educação Integral / Crianças e Computadores

1º bloco -- Eloisa de Blasis / Educação Integral

Ederson Granetto entrevista a pesquisadora Eloisa de Blasis, do CENPEC, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, sobre estudo que analisou 16 experiências de Educação Integral no Brasil. Conhecer os resultados dessa pesquisa é importante neste momento em que tanto o governo paulista quanto o governo federal defendem o aumento da carga horária nas escolas públicas.


2º bloco -- Juliano Coppi / Crianças e Computadores

Ederson Granetto entrevista Juliano Coppi, do Cômite Gestor da Internet
no Brasil, sobre uma pesquisa que avaliou a posse e o uso de tecnologias de informação e de comunicação entre crianças de cinco a nove anos de idade -- e que pode servir de referência para educadores que trabalham com alunos nessa faixa etária. A pesquisa foi conduzida pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, o Cetic.

Hipermídia e Educação

Hipermídia e Educação, mudanças nos processos de ensino e aprendizagem, construção do conhecimento virtual, ciberespaço, hipertextos.

Educação Brasileira 65 - Jovens e Ciência / Ensino de Física Moderna

Educação Brasileira 65

1º Bloco -- Jovens e Ciência / Carlos Vogt

Ederson Granetto entrevista Carlos Vogt, coordenador da Univesp, sobre pesquisa que avaliou o interesse pela Ciência de estudantes do Ensino Médio de sete países. A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura lançou recentemente um livro com os resultados dessa pesquisa, que no Brasil foi aplicada pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo -- Labjor, da Unicamp, que é coordenado pelo professor Carlos Vogt.

2º Bloco -- Ensino de Física Moderna / Maurício Pietrocola

Ederson Granetto entrevista Maurício Pietrocola, do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sobre projeto iniciado em 2009 para ajudar professores das escolas públicas de Ensino Médio a ensinar Física Moderna aos alunos -- que até hoje aprendem apenas os conceitos da Física do século XIX.

Professor da Rede Pública


Curriculo na Educação Infantil: definições legais

Programa do Curso de Pedagogia Unesp/Univesp, integrante da disciplina de Educação Infantil - Abordagens Curriculares.

O programa apresenta o que determina a legislação brasileira sobre currículo na educação infantil, a partir de entrevista com uma das pesquisadoras responsáveis pela elaboração das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil (resolução cne/cbe n. 5, de 17 de dezembro de 2009) e da leitura de artigos das diretrizes por professoras da educação infantil.

Identidade e Autonomia

Programa do Curso de Pedagogia Unesp/Univesp, integrante da disciplina de Educação Infantil - Abordagens Curriculares.

O programa mostra exemplos de como a identidade e a autonomia podem ser estimuladas na educação infantil. Mais do que isto, explica a importância destes conceitos para a criança e o motivo pelo qual eles andam juntos: os dois estão baseados na relação com o outro e contribuem para a formação da auto-estima dos pequenos.